Problemas para engajar sua equipe?

20070330_corporate_zombiesOlá! Tudo bem por aí? Espero que sim!

Você já me conhece, sabe que eu tenho uma empresa de treinamento, recrutamento e seleção e que ajudo pequenas e médias empresas a construírem grandes equipes.

E falando em grandes equipes, é impressionante o que eu tenho ouvido de reclamações de clientes e amigos, donos de empresa dentro e fora do Brasil, sobre um dos maiores problemas na construção de uma equipe de sucesso: a falta de engajamento.

Como dizem por aí, tá osso! Sem engajamento não existe uma grande equipe e a construção de uma grande empresa fica totalmente comprometida.

Imagina... Você conta com 100% da força de trabalho de cada colaborador, mas a falta de engajamento faz com que ele empregue somente parte de sua capacidade produtiva. Esse tipo de comportamento vai minando o desempenho da sua empresa, sua capacidade de crescer e atingir as metas traçadas.

A falta de engajamento pode se dar por vários motivos, um deles é a empresa não ter estabelecido sua missão, visão e valores. É difícil alguém se engajar com um propósito que desconhece, quando ele não sabe para onde vai a empresa e nem o que se espera dele.

Outro fator que gera a falta de engajamento é a ausência de liderança ou uma liderança que não aprendeu ainda a extrair o melhor de cada colaborador.

A falta de reconhecimento, oportunidade de crescimento para os colaboradores dentro da empresa e acreditar que seus objetivos pessoais não coincidem com os objetivos empresariais, também podem ser destacados como motivos para a falta de engajamento. Se o colaborador não vislumbra a relação que a empresa tem com a seu sucesso pessoal e profissional, dificilmente ele estará 100% engajado com a sua empresa. Cabe a você, gerente, coordenador ou proprietário, mostrar ao colaborador que a empresa é a ferramenta que lhe permitirá alcançar seus sonhos e objetivos de vida!

Se você quer que seu colaborador esteja 100% engajado com a sua empresa, você também precisa estar 100% engajado com ele. Já parou pra pensar nisso?

Afinal, se não for pela Mega-Sena, pela herança da tia rica ou pela contravenção, só dá pra chegar lá através do trabalho. E é isso que o líder precisa despertar nos colaboradores.

E pra você? Qual é o impacto da falta de engajamento na sua empresa e como você tem lidado com esse problema?

Um abraço e até mais!

PS: Ah, deixe aqui seus comentários!!

Comentários não estão permitidos no momento.