Me convença!

duvidasSe eu estivesse participando de um processo seletivo para uma vaga na sua empresa e fosse selecionada, o que me faria optar por ela e não pela Coca-Cola, por exemplo? O que me faria participar de um processo seletivo numa pequena empresa em vez de focar somente nas grandes?

Você pode responder muitas coisas: a menor concorrência (mas o salário também é menor), mais perto de casa (mas os benefícios não são tão bons quanto os das grandes empresas a ponto de compensar a proximidade de casa). Eu já vou responder o que me faria escolher sua empresa, mas antes disso, gostaria de compartilhar o panorama que nós, profissionais da área de RH, temos encontrado no mercado.

Quando pensamos nos mais jovens, o que podemos perceber é que eles não são mais escolhidos, eles escolhem as empresas onde querem trabalhar e, segundo pesquisas realizadas pela DMRH, uma mega consultoria de recursos humanos, o salário não está mais nem entre os top 5, na hora do candidato escolher a empresa. Oportunidade de desenvolvimento, plano de carreira, desafios, aprendizado constante e postura ética e imagem da organização são os fatores que mais pesam na escolha.

Eu tenho um ótimo exemplo dentro de casa. Uma das minhas irmãs recentemente participou de processo seletivo em duas empresas. Foi selecionada no dois. Ela escolheu a empresa mais distante de casa (radial e marginal todos os dias), nacional, e que ainda por cima com o salário menor. Por que? Porque o gestor vendou seu sonho a ela. Porque o olho dele brilhava quando contava a história da empresa e sua visão de futuro. E ela se via confortável nesse cenário, construindo esse futuro. Eu vi uma matéria sobre a empresa e confesso que me deu até vontade de trabalhar lá... rs

Mas respondendo à pergunta inicial, o que me faria escolher trabalhar na sua empresa e não numa grande empresa, seria exatamente isso: que você me convencesse do seu sonho, que me mostrasse todas as vantagens de eu estar ali, que me desse muitos desafios, mas também autonomia e flexibilidade, que eu tivesse liberdade para escolher como executar minhas tarefas, mas que ao mesmo tempo eu tivesse uma liderança presente, me dando feedback e ajudando no meu desenvolvimento. E claro, um salário justo e compatível com o seu mercado.

Isso é o que faz as pessoas escolherem uma empresa, seja um jovem talento, seja um talento sênior. As pessoas querem se sentir vivas e participativas! O salário pode ser um baita atrativo para ela entrar, mas se o único atrativo for o salário, não será suficiente para ela ficar.

Para vender seu sonho e convencer o candidato a escolher a sua empresa e não a Coca-Cola, você deve estar presente em todo o processo seletivo. Mesmo que você tenha um RH ou me contrate para conduzir a seleção dos seus novos colaboradores, envolva-se no processo, participe das dinâmicas de grupo, apresente sua empresa para os candidatos, olhe nos olhos de cada um, conte a eles porque você abriu a empresa e onde quer chegar. Venda seu sonho e convença-os de que sua empresa é um ótimo lugar para se trabalhar e construir um grande futuro!

Um abraço e até mais!

Comentários não estão permitidos no momento.