Já definiu o PVE da sua empresa?

ponto de vista
Olá! Faz tempo que não posto, né? Estive com muitas atividades offline, participando de congressos, dando treinamentos, conduzindo vários processos seletivos... Agora é que deu uma folguinha e aproveitei para compartilhar com você um conceito bem interessante: o ponto de vista ensinável ou PVE

Esse conceito foi inicialmente mencionado por Noel Tichy, um dos responsáveis pela implementação do famoso centro de treinamento da GE, como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento da sua equipe. O PVE inclui a ideia ou os valores que o líder tem sobre qual é a força motriz da sua empresa ou da sua equipe. Esta filosofia se torna a base que influencia o nível de interação das pessoas, o parâmetro das decisões que são tomadas e quais competências deverão ser desenvolvidas pelo time.

O PVE representa os valores mais importantes nos quais o líder da empresa acredita que conseguirá levá-la ao sucesso. É a linha de funcionamento que a empresa vai usar para ir do ponto A ao ponto B. Representa o melhor que a cultura de uma empresa tem, que a diferencia das outras no mercado, e que se torna a sua vantagem competitiva.

Por exemplo: o negócio da FedEX é trazer tranquilidade mental para os clientes; o do eBay é democratizar a concorrência, para que o pequeno negociante tenha condições de igual para igual com as grandes empresas; o negócio da Amazon é ser “obcecado pelo consumidor”, com foco em capacidade de entrega e confiabilidade; o da GE na época de Jack Welch era ser o número 1 ou o número 2 em cada área na qual a empresa atuava.

O líder de uma organização tem nas mãos o desafio de alinhar as equipes com a visão e com os valores da empresa e para isso precisa criar o seu PVE.

Você sabe o que precisa ensinar ou desenvolver em cada colaborador para que ele esteja realmente alinhado com seu negócio? Se sim, ótimo! Se não, que tal conversarmos a respeito? Eu posso te ajudar nessa tarefa.

Um abraço e até breve!

2 Comentários até agora.

  1. Cesar Ossamu disse:

    O que move as empresas são os funcionários! Mas afinal, em que direção devem se mover?! Show!! Ótimo texto.